O curso prepara profissionais-professores das diversas áreas do conhecimento para atuação no ensino superior, atendendo a significativa demanda por profissionais qualificados nesse segmento.
Os tempos atuais exigem, cada vez mais, que o professor do ensino superior tenha uma ação didática integrada e integradora da sua área de conhecimento com todas as demais que compõem as necessidades da formação do egresso do ensino superior.
As inovadoras tecnologias educacionais, a celeridade dos meios de comunicação e difusão do conhecimento, a educação a distância, as bibliotecas virtuais, são faces de um novo universo educativo, apresentando crescentes desafios à competência docente.
O Programa é organizado contemplando a formação didático-pedagógica do professor universitário, conscientizando-o acerca de sua responsabilidade na formação de outros professores e profissionais de variadas áreas, pautando pela ética, cidadania, moral e outros valores humanos.
O programa em Docência no Ensino Superior amplia o campo de atuação para profissionais possuidores de diploma de curso superior, interessados em habilitar-se para o magistério superior, abrindo oportunidades para professores universitários, futuros professores ou profissionais interessados no aprofundamento de questões relacionadas à docência no ensino superior.
O Curso Docência para o Ensino Superior é uma Pós-Graduação Lato Sensu, conforme diretrizes do Ministério da Educação, garantindo aos concluintes o Certificado de Especialista.
NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Planejamento, organização curricular e avaliação educacional (POCE)
Referencial didático: construção do conhecimento e teorias da aprendizagem
(CCTA)
Estratégias e práticas pedagógicas para cursos de graduação (EPPG)
Gênese, movimento, princípios e diferentes estruturantes didáticas (GDED)
Disciplinas Optativas
Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
TCC-Trabalho de Conclusão de Curso/Artigo Científico
Carga horária: 500 h/a (sem TCC); 600 h/a (com TCC);
Duração: a partir de seis meses.