A recente Reforma do Ensino Médio vem reforçar o pressuposto da Escola em Tempo Integral, modelo já adotado em vários Sistemas Estaduais e Municipais da Educação Básica, inclusive no nível do Ensino Fundamental.
A formação complementar de docentes, habilitados na compreensão de seu papel na função de agentes e gestores da educação de tempo integral, vem corroborar com as novas diretrizes para a educação.
A Especialização em Educação em Tempo Integral reúne conhecimentos e desenvolve competências no campo das práticas pedagógicas, seja na atividade docente ou na gestão dos sistemas de educação e instituições de ensino.
A especialização em Educação em Tempo Integral traz luz a uma relevante e atual temática, ampliando o campo de atuação profissional para Graduados possuidores de Licenciatura, nas diversas áreas do conhecimento, bem como para Gestores educacionais interessados no tema.
O Curso Educação em Tempo Integral é uma Pós-Graduação Lato Sensu, conforme diretrizes do
Ministério da Educação, garantindo aos concluintes o Certificado de Especialista.
O Programa tem como objetivos:
Aprofundamento da formação docente para atuação na escola de tempo integral,
priorizando a interdisciplinaridade e os processos de ensino;
Desenvolvimento de competências no educador, para atuação em docência e gestão na
educação em tempo integral;
Conhecer e dialogar sobre a legislação e políticas de educação de tempo integral. Debater
sobre os currículos e métodos docentes na escola em tempo integral;
Qualificar o pós-graduado para a docência e pesquisa aplicada.
NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Compreensão da educação em tempo integral (ETI)
Ressignificação da prática educacional na escola de tempo integral (PET)
Gestão escolar na escola de educação integral (GEE)
Atividades lúdicas na escola de tempo integral (LTI)
Disciplinas Optativas
Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
TCC-Trabalho de Conclusão de Curso/Artigo Científico
Carga horária: 500 h/a (sem TCC); 600 h/a (com TCC) ;
Duração: a partir de seis meses.