A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva pautada na proposta do Atendimento Educacional Especializado-AEE visa a inclusão no ensino regular de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
Assim o AEE prevê atendimentos específicos a estes alunos como forma de complementação e suplementação ao processo de ensino-aprendizagem, com vistas à autonomia e independência do aluno na escola e fora dela. O profissional educador dotado dessa formação presta serviços de complementação e em alguns casos atendimentos relativos ao apoio escolar (intérprete de LIBRAS e professor de apoio/monitor).
De acordo com o a Constituição Federal, nos Artigos 205, 208 e 227, o Estado deve efetivar a educação de pessoas com deficiência mediante a garantia do atendimento educacional especializado na rede regular de ensino. O MEC por meio de vários decretos e orientações tem previsto subsídios, sem prejuízos às secretarias de educação, para assegurar aos alunos destinatários da educação especial o acesso ao ensino regular com efetiva participação nas escolas da sua comunidade, em igualdade de condições com os demais alunos.
Com o objetivo de contribuir para o crescimento das transformações previstas pela Inclusão Escolar, julga-se necessário investir na capacitação de profissionais para estarem diretamente ligados ao processo de ensino/aprendizagem e na interação com estes alunos - público da educação especial - alunos com necessidades educacionais especiais.
A especialização contribui para uma atuação em escola públicas e privadas, assim como em projetos sociais, ampliando as possiblidades para: Gestores da Educação, Professores, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos e demais profissionais graduados que se interessem por aprofundar conhecimentos na área da Educação Inclusiva, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado-AEE, e no trato com crianças portadoras de necessidades especiais
O Curso Educação Inclusiva e Especial é uma Pós-Graduação Lato Sensu, conforme diretrizes do Ministério da Educação, garantindo aos concluintes o Certificado de Especialista.
NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Educação inclusiva e especial (EIE)
Comunicação alternativa e tecnologia assistiva aplicadas a deficiência intelectual e a
deficiência visual (DIV)
Comunicação alternativa e tecnologia assistiva aplicadas a transtorno do espectro autistaTGD e a deficiência física (TDF)
Comunicação alternativa e tecnologia assistiva aplicadas a deficiência auditiva/pessoa com
surdez e a deficiência múltipla/surdocegueira (DAS)
Disciplinas Optativas
Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
TCC-Trabalho de Conclusão de Curso/Artigo Científico
Carga horária: 600 h/a (sem TCC); 700 h/a (com TCC);
Duração: a partir de seis meses.