Especialização destinada aos possuidores de Graduação em nível de Licenciatura, que desejam conhecimentos específicos em Inspeção Escolar, com vistas a atuação no âmbito da Educação Básica.
Amparo Legal (Certificado com validade nacional assegurada):
1) Resolução nº 01 CNE/CES-2018, do Ministério da Educação;
2) Art. 64 da Lei nº 9.394/96-LDBN: “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino...” (grifo nosso);
3) Resolução CNE/MEC nº 01, de 15/05/2006, Art. 14, § 1º: “Esta formação profissional também poderá ser realizada em cursos de Pós-Graduação, especialmente estruturados para este fim e abertos a todos os licenciados” (grifo nosso).
Atuação na função de Inspeção Escolar no âmbito da Educação Básica; atuação no magistério superior, na área da formação de educadores, em particular de especialistas em inspeção de instituições de ensino.
O Curso de Inspeção Escolar é uma Pós-Graduação Lato Sensu, conforme diretrizes do Ministério
da Educação, garantindo aos concluintes o Certificado de Especialista.
O Programa tem como objetivos:
Formar inspetores no âmbito da educação básica, dotados de conhecimentos que os
habilitem para o melhor desempenho na específica função;
Qualificar e aperfeiçoar no campo da inspeção os profissionais possuidores de licenciatura.
NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
Didática no ensino superior (DES)
Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Políticas Educacionais Brasileiras (PBE)
Princípios metodológicos para o exercício da inspeção escolar na educação básica (PMIE)
Inspeção Escolar diante as políticas públicas para a educação básica (IPB)
Princípios da organização do trabalho, desenvolvimento de liderança e organização de equipe
em instituições educacionais (POT)
As funções do cargo de Inspetor Escolar (FIE)
Inspeção Escolar no Séc. XXI: análises de situações vivenciadas (IEV)
Disciplinas Optativas
Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de
Curso (MPC)
TCC-Trabalho de Conclusão de Curso/Artigo Científico (TCC)
CARGA HORÁRIA: 500 h/a (sem TCC); 600 h/a (com TCC)