A Psicopedagogia é área de estudo muito recente e tem o objetivo de estudar determinantes sociais, afetivos e cognitivos, do Processo de Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, notadamente a dificuldade relacional e de aprendizagem, bem como a dificuldade de ensino, com enfoque nas alterações verificadas nesses processos mediante as ações da escola, da família e de outras instituições sociais.
Há um campo de atuação diversificado e em crescimento para o profissional de Psicopedagogia. Cabe destacar as seguintes áreas de atuação:
O Curso Psicopedagogia Clínica e Institucional é uma Pós-Graduação Lato Sensu, conforme diretrizes do Ministério da Educação, garantindo aos concluintes o Certificado de Especialista.
NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Fundamentos da psicopedagogia institucional (FPI)
Psicopatologia, neuropatologia e psicomotricidade (PNP)
Psicopedagogia clínica (FPC)
Psicomotricidade: prática de jogos, recreação e artes (PJRA)
Disciplinas Optativas
Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
TCC-Trabalho de Conclusão de Curso/Artigo Científico
Carga horária: 600 horas(sem TCC), 700 horas (com TCC);
Duração: a partir de seis meses.